Top

Sindicarne - Goiás

Missão econômica japonesa vem a Goiás inspecionar frigorífico e pode liberar exportações de carne bovina

 

Nos próximos dias 6 ou 7 deste mês, uma importante missão econômica do Japão virá a Goiás em visita oficial ao frigorífico JBS, localizado na cidade de Mozarlândia. O objetivo é fazer uma inspeção sobre as condições da planta industrial e a qualidade também dos animais ali abatidos. Se tudo estiver dentro das exigências nipônicas, a missão deve liberar as exportações de carne bovina de Goiás para aquele País.

Trata-se de uma notícia alvissareira uma vez que o mercado japonês de carne bovina é um dos mais importantes e cobiçados do planeta. Isso porque trata-se da carne mais cara do planeta e vai refletir bem para o frigorífico e também para os produtores de carnes que vislumbram inclusive, bônus pela qualidade de seus animais.

Indagado sobre essa questão, o presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás-Sindicarne, o empresário Leandro Stival, explicou que a notícia é esperada com grande entusiasmo pelos frigoríficos e pecuaristas. Salientou que o JBS usa as mais altas tecnologias em sua planta de abate, bem como dispõe também de animais que estão dentro dos mais altos padrões sanitários e genéticos para atender o mercado japonês e outros seguimentos mais exigentes. Essa planta do JBS é que tem o maior volume de abate em todo o País e os japoneses só visitarão Goiás.

Para Leandro, a carne brasileira é uma das melhores do mundo e Goiás é um exemplo de qualidade. Mesmo porque, o estado e outras unidades da Federação já são considerados áreas livres de febre aftosa sem vacinação. Para se ter uma idéia, no caso do Estado de Goiás, há 29 anos não se registra qualquer foco dessa doença no estado.

 Isso deve-se ao trabalho constante dos órgãos oficiais e entidades que representam os pecuaristas e produtores que mantêm-se vigilantes sobre as questões de sanidade animal. Atores como o Fundo Emergencial para a Sanidade Animal de Goiás – Fundepec-Goiás e Agrodefesa, têm realizado importantes parcerias nesse trabalho de qualidade sanitária de nossos rebanhos. Enfim, Goiás tem tudo para passar pelo crivo dos japoneses e começar a exportar – muito em breve,- carne bovina para aquele importante e exigente mercado.

Texto: Imprensa Fundepec-Goiás/Sindicarne-Goiás

Foto arte: Celeiro Comunicação.