Top

Sindicarne - Goiás

Japão retoma exportações de produtos avícolas do ES

 

As vendas estavam suspensas desde 28 de junho por conta da confirmação de um caso de gripe aviária de alta patogenicidade. O Japão suspendeu importações do Espírito Santo após foco de gripe aviária em pato de criação de quintal no município capixaba de Serra G. Agora o Japão autorizou a retomada das exportações de produtos de aves do Espírito Santo a partir da quinta-feira (10/08). A informação foi repassada oficialmente às autoridades brasileiras, segundo uma fonte a par do assunto. 

As vendas estavam suspensas desde 28 de junho por conta da confirmação de um caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma ave de criação doméstica no município de Serra (ES). O embargo durou mais de 40 dias. Pelo protocolo adotado pelo Japão, é necessário aguardar um prazo de 28 dias desde a identificação da doença para que o Brasil envie o relatório sobre a situação do foco para a análise da autoridade sanitária japonesa a fim de autorizar a retomada da comercialização. 

O Ministério da Agricultura espera avançar nesse protocolo, para que a reabertura possa ser automática após o período estipulado. As exportações do Estado de Santa Catarina, suspensas em 17 de julho, há 24 dias, continuam suspensas. Durante missão ao Japão em julho, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, acertou com os japoneses um ajuste no protocolo para que esse tipo de restrição a produtos avícolas passe a ser em âmbito municipal, não mais estadual, que acarreta impactos mais significativos. Santa Catarina, por exemplo, é o segundo maior exportador de frango do Brasil.

GLOBO RURAL