Fundepec doa R$ 250.000,00 para ações em favor da segurança no campo em Goiás

Durante evento bastante concorrido nesta sexta-feira, na sede da FAEG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás, em Goiânia, o Fundepec-Goiás doou um cheque de R$ 250.000,00. Essa doação será usada pela Polícia Militar do Estado de Goiás na reformulação da estrutura do Batalhão e do Centro de Comando e Controle Rural da PM localizado na região de Campinas, com vistas ao trabalho de patrulhamento no campo.

Esse dinheiro é do produtor rural goiano que, espontaneamente contribui com o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás para ações diversas, sendo a principal delas, o controle da qualidade sanitária do rebanho goiano, em parceria público-privada com a Agrodefesa. O Fundepec-Goiás é um Fundo Emergencial Indenizatório, – entidade de direito privado, – criado e mantido pelos pecuaristas goianos.

Sobre a segurança no campo, ela faz parte de um arrojado projeto do governo do Estado em parceria com várias entidades e visa intensificar agora, esse trabalho. Nesta sexta-feira foram entregues também à Secretaria de Segurança Pública pelo governo do estado no evento da FAEG, 50 caminhonetes. São veículos 4×4, a diesel e que vão renovar parte da frota da Patrulha Rural. “Essas viaturas vão substituir parte das mais de 100 que atendem aproximadamente 200 municípios goianos e vão possibilitar um deslocamento mais rápido alcançando regiões de difícil acesso,” explica o assessor jurídico da FAEG, Augusto César de Andrade.

E para que o canal entre produtor rural e as polícias civil e militar seja ampliado, os membros do Primeiro Conselho de Segurança Rural de Goiás (CONSEG-Rural), tomaram posse nesta sexta-feira, 29. “É um canal de diálogo da sociedade com as forças de segurança, que vai proporcionar uma aproximação e facilitar apurações de crimes, investigações e prisões,” destacou Augusto.

No evento de entrega das viaturas e o recebimento da doação dos R$ 250.000,00 feita pelo Fundepec,  na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, o anfitrião deputado federal José Mário Schreiner, presidente da instituição, recebeu diretores e presidentes dos sindicatos rurais, parlamentares e também autoridades como  Governador do Estado, Ronaldo Caiado; o Secretário de Segurança Pública, Rodney Rocha Miranda; o vice-presidente do Fundepec, Antônio Flávio Camilo de Lima e o diretor executivo da entidade Uacir Bernardes; o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o comandante geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Renato Brum dos Santos; o coordenador do policiamento rural da PMGO, Tenente Coronel Daniel Galvão; a delegada titular da delegacia de crimes rurais, Karla Guimarães e o delegado geral da polícia civil, Odair José Soares.

José Mário reforçou que a parceria com a Secretaria de Segurança Pública do estado é o primeiro passo para grandes ações de combate ao crime no campo. “Primeiro precisamos estruturar a PM dando suporte para que os policiais trabalhem. Mas, é fundamental investir em serviço de inteligência para abortar o crime no processo de planejamento,”- finalizou o parlamentar e presidente da FAEG.

Fonte FAEG

Adaptação: Imprensa Fundepec-Goiás