Top

Sindicarne - Goiás

Desafio da indústria de carnes é avançar em sustentabilidade, diz CFO da Minerva

 

Não vejo desafios de crescer produção e exportação, nosso desafio está em sustentabilidade”. Essa é a avaliação do CFO da Minerva Foods, Edison Ticle, maior exportadora de carne bovina da América do Sul, sobre as perspectivas que a indústria tem pela frente.

Durante evento do grupo de líderes Lide, realizado nesta terça-feira (10/10) em São Paulo, o executivo afirmou que a oferta da proteína vermelha deve diminuir no mercado internacional ao menos pelos próximos três anos, devido a um recuo na produção de diversos países exceto na América Latina.

Paralelo a isso, a expectativa é de uma demanda em ascensão devido ao consumo na China e todo o sudeste asiático. “Ainda que o crescimento [econômico] da China caia, estamos falando de um crescimento positivo”, ressaltou Ticle sobre o maior comprador de carne bovina brasileira.

Com este cenário desenhado e a competitividade que a pecuária do Brasil possui, ele acredita, então, que os maiores desafios não estão relacionados a produção, nem a vendas externas, mas sim em melhora na sustentabilidade.

“O primeiro [desafio] é rastreabilidade, invés de ficar criticando o sistema, desenvolver ferramentas de monitoramento dos fornecedores diretos e indiretos”, disse ele. O executivo destacou que a Minerva está nesse processo, em busca de integração com toda a cadeia.

Ainda de acordo com o CFO, outro desafio nesta área é relativo à descarbonização, questão que, no caso da companhia, tem sido tratada por meio de incentivos econômicos com a My Carbon, subsidiária da Minerva Foods, desenvolvida para comercializar créditos de carbono para pessoas e organizações que buscam a compensação das emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Fonte:  Globo Rural