Defesa agropecuária vai utilizar aplicativo para agilizar processos de fiscalização
Solução vai eliminar a necessidade de formulários e controles em papel. Ferramenta será utilizada nas ações de fiscalização agropecuária para a coleta de amostras oficiais
A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura passou a contar, a partir dessa semana, com o aplicativo MAPA-LABs, desenvolvido pelo Serpro, empresa pública de tecnologia da informação do governo federal. A ferramenta será utilizada nas ações de fiscalização agropecuária para a coleta de amostras oficiais, como as do Programa Nacional de Qualidade do Leite (PNQL) e do Programa Nacional de Controle de Patógenos (PNCP) para identificação de salmonella em aves.
A solução vai eliminar a necessidade de formulários e controles em papel. Com isso, deve tornar o processo mais ágil e seguro e evitar erros ou possíveis fraudes. A intenção é usar o aplicativo posteriormente para as coletas de amostrar do sistema de autocontrole.
Com isso, servidores e entes privados da cadeia poderão registrar essas coletas e enviar os dados para os laboratórios oficiais ou de autocontrole, otimizando o processo de análise. De acordo com o ministério, futuramente todas as coletas de amostras oficiais da SDA serão migradas para o aplicativo e integradas à base única de dados da Plataforma SDA Digital, um ambiente destinado a consolidar todos os serviços digitais da secretaria. “É um projeto que foi concebido grande, envolvendo registro de estabelecimentos e de produtos, registro de produção, análises laboratoriais oficiais e de autocontrole, rastreabilidade, fiscalização e certificação sanitária.
Tudo isso numa base única, com dados estruturados e passíveis de cruzamentos, inferências, análises por inteligência artificial, análises de tendência e mecanismos de alerta”, explicou, em nota, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
GLOBO RURAL