Top

Sindicarne - Goiás

Comércio global de aves continua forte, mas geopolítica apresenta riscos

 

Analistas do Rabobank estimam uma demanda robusta pela carne de frango em 2025. A indústria avícola global continua a operar com forte impulso, informa relatório divulgado nesta quinta-feira (27/3) pelo Rabobank, banco de origem holandesa especializado no setor de agronegócio. Os analistas da instituição estimam uma demanda robusta pela carne de frango em 2025, com taxas de crescimento entre 2,5% a 3%, após um aumento de 2,6% em 2024. “As aves continuam sendo uma opção acessível para consumidores preocupados com os preços”, relata a instituição, ressaltando a competitividade do setor em relação a outras proteínas, como a carne bovina.

O banco prevê crescimentos mais significativos nos mercados do Sul e Sudeste Asiático, além da União Europeia. Em contraste, a América do Norte e do Sul estão enfrentando desafios de fornecimento devido à redução nos rebanhos. Essas questões, diz o Rabobank, estão equilibrando os mercados, mas limitando o potencial de crescimento da indústria. “Espera-se que o comércio global permaneça forte em meio à oferta global de proteína relativamente apertada e ao consumo crescente”, ressalta o relatório.

A geopolítica será o fator mais significativo a ser observado em 2025, diz o banco. “A crescente competição geopolítica, incluindo a aplicação de tarifas por parte do governo Trump sobre as importações (e taxas retaliatóriassobre aves dos EUA de regiões afetadas), pode levar a uma guerra comercial e a mudanças nos fluxos de comércio global”, alertam os analistas do Rabobank.

Portal DBO

Publicação: Abrafrigo