China tenta segurar preço interno da carne bovina

A China divulgou novas regulamentações para estabilizar a produção de carne bovina devido à queda nos preços e grandes perdas no setor

“Desde o início do ano, os preços do gado vivo e da carne bovina caíram”, informou o Ministério da Agricultura. “As fazendas sofreram perdas, aumentando a pressão sobre a produção”, acrescentou. A produção de carne bovina na China cresceu na última década, impulsionada pelo aumento da classe média.

No ano passado, o abate de vacas foi de 50,2 milhões, um aumento de 19% em relação a 2014. No entanto, o consumo caiu nos últimos anos devido à desaceleração econômica. O ministério orientou as fazendas a ajustarem a criação, eliminar gado velho e de baixo rendimento, otimizar a estrutura do rebanho e melhorar a eficiência.

As principais áreas produtoras devem buscar apoio de instituições financeiras. Para prevenir doenças, o ministério apoiará fazendas de grande escala a aumentar medidas de biossegurança e criar comunidades livres de doenças. O crescimento das importações de carne bovina também diminuiu. Em 2023, a China importou 2,77 milhões de toneladas de carne bovina e miudezas, um aumento de apenas 1,5% em relação ao ano anterior. A China é o principal importador de carne bovina do Brasil, responsável por cerca de metade das exportações brasileiras.

Pecuaria.com.br