União Europeia é a que paga melhor pela carne bovina de MT, aponta Imea

Embarque de 1 tonelada da proteína ao bloco europeu permitiria comprar 152,67 arrobas de boi gordo no Estado, segundo indicador de atratividade divulgado pelo instituto. Uma boa maneira de medir o atual valor da carne bovina brasileira no mercado internacional é transformar o preço de exportação em quantidades de arrobas de boi gordo adquiridas em cada tonelada da proteína embarcada. Este foi o cálculo feito pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) para mostrar a importância hoje da União Europeia (EU) em termos de valores arrecadados com a carne bovina exportada pelo Estado.

O instituto batiza tal mensuração de “índice de atratividade das exportações”. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a venda de uma tonelada de carne bovina ao bloco europeu permitiria comprar 152,67 arrobas de boi gordo, quantidade bem superior ao índice de atratividade registrados para outros destinos.

Para a China, por exemplo, o maior cliente internacional da carne bovina brasileira, no período acumulado dos primeiros oito meses de ano, o indicador atingiu R$ 87,50@/tonelada, ou seja, 65,17 arrobas a menos que o volume total obtido com a venda ao mercado da União Europeia. Recentemente, a União Europeia anunciou a suspensão das compras de carne bovina de fêmeas brasileiras que tenham utilizado o hormônio estradiol em programas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

O uso deste medicamento é proibido no bloco europeu. Segundo o Imea, a participação da UE no volume das exportações mato-grossenses é relativamente pequena, representando 3,21% do volume total exportado em 2024 (janeiro a agosto). No entanto, diz o instituto, o impacto maior será no faturamento, uma vez que o bloco europeu é o que paga melhor pela tonelada exportada, representando 4,82% da receita total de MT deste ano. Índice de atratividade das exportações de carne bovina de MT por destino em 2024 (janeiro a agosto/24): União Europeia: 152,67 @/tonelada. Europa (Exceto UE): 124,84 @/tonelada. América Central: 96,81 @/tonelada. América do Norte: 93,01 @/tonelada. Oriente Médio: 91,61 @/tonelada. China: 87,50 @/tonelada. América do Sul: 80,12 @/tonelada. Ásia (Exceto China): 77,36 @/tonelada. África: 75,94 @/tonelada.

Portal DBO