Sindicarne no Seminário de Autocontrole nas Indústrias de Alimentos e Bebidas

O evento ocorreu durante toda esta sexta-feira (6) no complexo do Senai da Vila Canaã em Goiânia, com a participação de representantes de dezenas de empresas goianas e de outros estados, além de autoridades de entidades de classe, Senai, governos federal e estadual. Constaram da pauta de trabalhos, os seguintes temas: Programas de Autocontrole – Cases de Sucesso; Mesa Redonda com Entidades Representativas: Contribuições às Normas infra legais; Como o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas   pode contribuir com a implementação dos Programas de Autocontrole; Visita aos Laboratórios do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos, e encerramento às 17:00 hrs. Toda essa pauta foi desenvolvida de acordo com a Lei de Autocontrole 14.515/2022 e Principais Mudanças e Impactos do Decreto 12.126/24 que trata da regulamentação da citada lei.

Presidente do Sindicarne Goiás e empresário Leandro Stival

Várias autoridades e representantes de entidades de classe se fizeram presentes neste evento. Representando o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Goiás, estava presente o presidente empresário Leandro Stival. Sobre esse Seminário que tratou do autocontrole, ele disse que para as indústrias frigoríficas, é um avanço muito grande. Trata-se de uma luta travada há muitos anos e que agora se concretiza pois hoje se registra um fiscal federal em cada indústria. Com o autocontrole, as indústrias garantem que fazem todos os seus processos de produção e que posteriormente, serão auditados pelo Mapa sobre essas tarefas.

Um exemplo do interesse das indústrias esteve no próprio Seminário que acolheu dezenas de representantes, que procuraram entender melhor como este autocontrole vai funcionar, já que está em tramitação e deve ser implantado brevemente.

Sobre o Seminário, disse ele tratar-se de um evento que o Sindicarne está participando como organizador também junto à Federação das Indústrias – FIEG e Senai. Para Leandro, cada participante ou cada seguimento da indústria, tem suas particularidades e é isso que motiva a busca de maiores informações.

Leandro explicou ainda que esse autocontrole das indústrias é uma reivindicação antiga que começa a se concretizar, restando tão somente alguns ajustes finais por parte do Ministério, para que possa entrar efetivamente em ação. Isso pode ocorrer até o final do ano, segundo as expectativas, – disse Leandro Stival.

Sobre o que é o autocontrole, Leandro explicou tratar-se de apontamentos por parte das indústrias de todo o seu processo produtivo e suas evoluções. Isso vai alimentar um sistema de informação para que a auditoria do Ministério da Agricultura, de forma virtual possa avaliar se elas, as indústrias, estão cumprindo os cronogramas específicos de produção. Isso também envolve as análises físico-químicas das indústrias que vão monitorar seus pontos críticos de controle para que o Mapa possa validar ou não essas ações de forma virtual ou presencial. Isso envolve também controle de qualidade, cortes de carnes, embalagens enfim, tudo que envolve toda a linha de produção das indústrias.

Texto e fotos: Imprensa Sindicarne-Goás