Top

Sindicarne - Goiás

Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

Os laboratórios de microbiologia e de físico-química do Instituto Senai da Tecnologia em Alimentos e Bebidas, de Goiânia, acabam de ser credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ampliando a capacidade de atuação e reforçando sua posição como referência para as indústrias do setor de alimentos em Goiás e no Brasil. Com a portaria de reconhecimento, publicada hoje (12/08), o instituto está oficialmente autorizado a realizar ampla gama de testes e análises laboratoriais, em conformidade com os rigorosos padrões estabelecidos pelo Mapa, contribuindo para garantir a segurança e a qualidade dos produtos desenvolvidos pelas indústrias.

Excelência técnica e infraestrutura avançada

O processo de credenciamento envolveu uma série de requisitos legais e normativos, que abrange a conformidade dos procedimentos operacionais, a qualificação da equipe técnica e a precisão dos equipamentos utilizados nos laboratórios. A aprovação reflete o compromisso do Senai em manter os mais altos padrões de qualidade e inovação em suas atividades.
“A conquista do credenciamento junto ao Mapa é resultado de trabalho árduo, que envolveu desde a reestruturação das instalações físicas até a contratação de equipe técnica altamente qualificada. Os auditores ficaram surpresos com o nível de excelência do instituto. É um marco importante para nós e reafirma nosso compromisso com a qualidade e a segurança alimentar. Estamos preparados para atender às demandas do setor produtivo com qualidade e eficiência, contribuindo para a competitividade da indústria de alimentos e bebidas”, destaca o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai, Rolando Vargas.
Com o credenciamento, as indústrias de Goiás e de outros Estados passam a contar com amplo portfólio de ensaios metrológicos, aumentado a precisão e segurança dos produtos e diminuindo os custos e prazos de entrega das amostras, que antes só poderiam ser enviadas para os laboratórios credenciados das regiões Sul e Sudeste.
“Para as indústrias de alimentos e bebidas, contar com um laboratório credenciado em Goiás significa ter acesso a serviços de análise de alta qualidade mais próximos, reduzindo custos e prazos de obtenção de resultados. Isso é crucial para garantir a conformidade com as normas de segurança alimentar e atender às exigências dos mercados nacional e internacional”, reforça Rolando Vargas.

Sobre o IST Alimentos e Bebidas

Inaugurado em 2017, o Instituto de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, ocupa área de 3,8 mil metros quadrados, e oferece serviços de metrologia, que abrangem a realização de ensaios físico-químicos e microbiológicos, além de assessoria e consultoria técnica especializada e projetos de inovação de produtos e processos, principais gargalos apontados por indústrias do segmento para competitividade no mercado global.

Fonte : Senai