Israel abre mercado para a carne de frango brasileira
O Ministro Carlos Fávaro afirmou que o Brasil é o primeiro país a ser autorizado a exportar essa proteína para os israelenses
Com autorização para exportar carne de frango para Israel, Brasil chegou a 42ª abertura de mercado desde janeiro. O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que Israel abriu seu mercado para a carne de frango brasileira. O Ministro afirmou que o Brasil é o primeiro país a ser autorizado a exportar essa proteína para Israel. “Mostra a competência dos nossos produtores”, reforçou, citando que este é o 42º mercado aberto pelo atual governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fávaro também destacou que a gripe aviária de alta patogenicidade não atingiu granjas comerciais do país até o momento porque o avicultor brasileiro é muito eficiente. O Brasil confirmou 86 casos de gripe aviária até o momento, sendo 84 em aves silvestres e dois em criações de fundo de quintal.
Focos fora de granjas comerciais não alteram o status sanitário na Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa). O Ministro da Agricultura disse que o governo federal continuará tomando as ações necessárias para preservar o status sanitário, que gera oportunidades para os exportadores. “Amanhã ou segunda-feira deve sair a medida provisória que regulamenta o uso dos R$ 200 milhões”, mencionou, citando o recurso alocado no Ministério da Agricultura para reforçar as medidas de controle da doença. Os recursos serão usados em ações para rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos.
GLOBO RURAL/ABRAFRIGO