Top

Sindicarne - Goiás

Produção de carnes crescerá 22% no Brasil segundo dados do Ministério da Agricultura

 

Segundo o estudo “Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/2023 a 2032/2033” realizado pela Secretaria de Política Agrícola, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção das carnes bovina, suína e de frango no Brasil terá um aumento de 6,6 milhões de toneladas nos próximos dez anos, representando um crescimento significativo de 22,4%

A previsão é de que a produção anual de carnes salte dos atuais 29,6 milhões de toneladas para 36,2 milhões de toneladas em 2032/2033. O estudo destaca que as carnes de frango e suína liderarão o crescimento, com altas estimadas em 28,1% e 23,2%, respectivamente. Já a produção de carne bovina apresentará um crescimento de 12,4%. 

Ainda assim, o Brasil manterá sua posição de liderança no mercado internacional de carne, abastecendo 28,5% do consumo global. Para alcançar essas projeções, o documento enfatiza a necessidade de investimentos em infraestrutura, pesquisa e financiamento no setor, dado o aumento da demanda por proteína animal. 

O estudo também destaca que o crescimento do mercado interno, as exportações e o aumento da produtividade serão os principais fatores impulsionadores desse crescimento. Aproximadamente 35,5% da produção de carne de frango será destinada ao mercado interno, enquanto a participação da carne suína será de 14,8%.

MAPA